Você já pensou em fazer seus próprios sabonetes artesanais em casa? Essa é uma atividade criativa, divertida e que pode trazer muitos benefícios para a sua pele e para o meio ambiente. Além disso, você pode personalizar os sabonetes com os ingredientes, as cores, as formas e as fragrâncias que mais gostar.
Confira como fazer sabonete artesanal passo a passo, você vai ver como é fácil criar seus próprios sabonetes naturais e personalizados.
O que é um sabonete artesanal?
O sabonete artesanal é aquele feito de forma caseira, sem o uso de maquinário industrial ou de componentes químicos contratados. Ele é produzido a partir de uma base de glicerina, que pode ser comprada pronta ou feita do zero, e de outros ingredientes naturais, como óleos vegetais, essenciais, extratos, ervas, flores, frutas, mel, argila, entre outros.
O sabonete artesanal é mais puro e natural do que os sabonetes comerciais, que costumam ter conservantes, parabenos, sulfatos e outras substâncias que podem ressecar, irritar ou alergizar a pele. Além disso, o sabonete artesanal possui uma quantidade maior de glicerina, um componente umectante e emoliente, que ajuda a manter a hidratação e a maciez da pele.
Para fazer sabonete artesanal, você vai precisar de alguns materiais básicos, que podem variar de acordo com o tipo e a receita de sabonete que você escolher. Veja a lista:
- Base de glicerina (sólida ou líquida) ou óleos vegetais (de coco, de oliva, de palma, de amêndoas, etc.);
- Água destilada ou mineral;
- Óleos essenciais (de lavanda, de alecrim, de laranja, de menta, etc.);
- Extratos glicólicos (de aloe vera, de camomila, de calêndula, etc.);
- Corantes cosméticos (líquidos, em pó ou naturais);
- Lauril (apenas para os sabonetes que você quiser que faça mais espuma);
- Aditivos naturais (ervas, flores, frutas, mel, argila, etc.);
- Esfoliantes naturais ou sintéticos (sementes, aveia, café, microesferas, etc.);
- Formas ou moldes de silicone, plástico ou madeira;
- Painéis esmaltados ou de vidro;
- Colheres ou almofadas de silicone ou de madeira;
- Balança, copos medidores e taquímetro;
- Luvas, máscara, óculos e avental de proteção.
Como fazer sabonete artesanal glicerinado
O sabonete artesanal de glicerina é o mais fácil e rápido de fazer, pois utiliza uma base pronta que é facilmente encontrada em lojas de artesanato ou de produtos naturais. Você pode usar uma base de glicerina branca, que é mais opaca, ou a transparente, que é mais translúcida. Veja como fazer:
Ingredientes- Corte a base de glicerina em cubos pequenos e coloque em uma panela esmaltada ou de vidro;
- Leve ao fogo baixo até que a base derreta completamente. Não deixe ferver, pois isso pode comprometer a qualidade do sabonete;
- Retire do fogo e adicione a essência o extrato de plantas aloe vera o lauril, mexa delicadamente. Por último, pingue algumas gotas do corante até atingir a coloração desejada. Misture bem com uma colher de silicone ou de madeira;
- Despeje a mistura nas formas ou moldes de sua preferência, que podem ser de silicone, plástico ou madeira.
- Deixe o sabonete glicerinado secar ao natural o que pode levar algumas horas ou um dia, dependendo do tamanho e da espessura do sabonete.
- Desenforme o sabonete com cuidado, empurrando as laterais da forma e puxando o sabonete para fora.
- O seu sabonete está pronto não precisa esperar para começar a usar, o sabonete de glicerina pode ser usado imediatamente após a fabricação. Você também pode embalar e vender ou presentear a família amigos.