Imagem freepik |
Benefícios do óleo de grapefruit
Os
benefícios atribuídos ao óleo essencial de grapefruit podem ser classificados
em: diurético, desinfetante, estimulante, antidepressivo, digestivo, anti-inflamatório,
antimicrobiano, rico em antioxidantes, antisséptico, grande fonte de vitamina C
que ajuda na produção de colágeno. Contém
compostos como limoneno, mireno, terpineno e citronelol que auxiliam no
processamento de nutrientes e os efeitos dos radicais livres e promovem a
renovação de células saudáveis.
1. Ajuda na perda de peso: Você já ouviu
falar que a grapefruit é uma das melhores frutas para perder peso e queimar
gordura? Bem, isso é porque alguns dos ingredientes ativos da grapefruit agem para
acelerar o metabolismo e reduzir o apetite. Quando inalado ou aplicado
topicamente, o óleo de grapefruit é conhecido por reduzir os desejos e a fome,
sendo uma ótima ferramenta para perder peso rapidamente de forma saudável.
Claro, usar apenas óleo de grapefruit não vai fazer diferença, mas quando
combinado com mudanças na dieta e no estilo de vida, pode ser benéfico.
2.Antibacteriano natural: O óleo de grapefruit
tem efeitos antimicrobianos que ajudam a reduzir ou eliminar a proliferação de
bactérias ou organismos que afetam o corpo e que às vezes são ingeridos através
de parasitas ou água, a partir de alimentos manuseados com falta de higiene,
conforme demonstrado por estudos que grapefruit combate bactérias fortes, como
Salmonela E. coli, infecção por fungos.
O uso deve ser adequado para cada coisa, pois se concluiu que a grapefruit
pode desinfetar a água, eliminar parasitas e bactérias dos alimentos, prevenir
a expansão de fungos, matar fungos e bactérias que afetam a pele interna ou
externamente.
3. Ajuda a reduzir o estresse: O aroma da grapefruit é revigorante, calmante e clarificante. É conhecido por aliviar o estresse e provocar sensações de paz e relaxamento. A pesquisa sugere que inalar óleo de grapefruit ou usá-lo para aromaterapia em sua casa pode ajudar a ativar respostas de relaxamento no cérebro e até mesmo reduzir a pressão arterial naturalmente. A inalação de vapores de grapefruit pode transmitir mensagens de forma rápida e direta para a região do cérebro envolvida no controle das respostas emocionais.
4. Ajuda a reduzir a compulsão por açúcar: O óleo de grapefruit pode ajudar a reduzir os desejos por açúcar e a eliminar o vício do açúcar. Limoneno, um dos principais componentes do óleo de grapefruit, demonstrou equilibrar os níveis de açúcar no sangue e reduzir o apetite.
5. Aumenta a circulação e reduz a inflamação: Os óleos essenciais cítricos de grau terapêutico são conhecidos por sua capacidade de ajudar a reduzir a inflamação e aumentar o fluxo sanguíneo. Os efeitos de alargamento dos vasos sanguíneos da grapefruit podem ser úteis como um remédio natural para as cólicas, dores de cabeça, distensão abdominal, fadiga e dores musculares da TPM.
6. Ajuda na digestão: O aumento do sangue
para os órgãos digestivos, incluindo bexiga, fígado, estômago e rins, significa
que o óleo de grapefruit também ajuda na desintoxicação. Tem um efeito positivo
na digestão, pode ajudar a eliminar a retenção de líquidos e combate micróbios
nos intestinos e outros órgãos digestivos.
7. Funciona como um energizador natural e impulsionador do humor: Como um dos óleos mais populares usados na aromaterapia, o óleo de grapefruit pode aumentar sua concentração mental e dar-lhe um impulso natural. Quando inalado, seus efeitos estimulantes também o tornam eficaz na redução de dores de cabeça, sonolência, névoa cerebral, fadiga mental e até mau humor. O óleo de grapefruit pode até ser benéfico na cura dos sintomas de fadiga adrenal, como baixa motivação, dores e lentidão. Algumas pessoas gostam de usar grapefruit como um antidepressivo natural suave, pois pode aumentar o estado de alerta enquanto acalma os nervos ao mesmo tempo.
8. Ajuda a combater a acne e a melhorar a
saúde da pele: Muitas loções e sabonetes feitos comercialmente contêm óleos
cítricos devido às suas propriedades antibacterianas e antienvelhecimento. O
óleo essencial de grapefruit não só pode ajudar a combater bactérias e
oleosidade que podem causar manchas de acne, mas também pode ser útil para
manter a imunidade da pele forte contra a poluição do ar interno e externo e os
danos da luz ultravioleta. O óleo essencial de grapefruit também ajuda a curar
feridas, cortes e picadas, além de prevenir infecções de pele.
9.Ajuda a eliminar a celulite: Um dos fatores que causam a celulite é o acúmulo de toxinas e gorduras que se transformam em caroços com aparência semelhante à casca de uma laranja. Outro fator é a desidratação, o acúmulo de líquidos, a má alimentação e o sedentarismo. O óleo de grapefruit trata-se de um óleo importante para os tratamentos estéticos ligados a gordura localizada e celulite e nas drenagens linfáticas. Há tempos este óleo faz parte dos protocolos de centenas de clínicas de estética em todo o mundo. Pode ser usado como óleo hidratante após banho diluído em óleos vegetais de gérmen de trigo ou girassol.
10. Melhora a saúde do cabelo: O óleo de grapefruit estimula a circulação sanguínea e mais fluxo sanguíneo significa que mais nutrientes estão sendo levados para o folículo capilar, o que pode promover o crescimento do cabelo. Se você está enfrentando queda ou quebra de cabelo, está tentando deixar o corte curto ou simplesmente querendo que o cabelo cresça mais rápido, experimente o óleo de grapefruit. Misture algumas gotas de óleo essencial de grapefruit com um óleo carreador, como jojoba ou coco (use a quantidade de óleo carreador necessário para cobrir o couro cabeludo) e massageie o cabelo, depois lave e condicione como de costume.
11.Aumenta o sistema imunológico: Como a própria fruta, o óleo essencial de grapefruit é rico em em antioxidantes, principalmente em vitamina C . Essa vitamina, combinada com os demais componentes antioxidantes presentes no óleo essencial de grapefruit, estimula o sistema imunológico e combate a atividade dos radicais livres. Este óleo é eficaz na proteção do corpo de todos os danos causados por vários oxidantes e toxinas, incluindo envelhecimento prematuro, degeneração dos tecidos, degeneração macular, perda de visão e audição, lentidão mental e física, distúrbios nervosos e outros problemas relacionados.
O óleo
essencial de grapefruit pode ser usado aromaticamente, topicamente (quando
diluído com um óleo carreador) e internamente (quando se usa um óleo essencial
de grau terapêutico 100% puro).
Ao usar óleo de grapefruit internamente, lembre-se
de que você só precisa de 1-2 gotas e quantidades excessivas podem ser tóxicas.O óleo essencial de grapefruit é encontrado em lojas de produtos naturais, lojas online e em algumas farmácias, o preço varia entre 28,00R$ a 130,00R$ dependendo da marca e do local que for comprado.Sempre leia o rótulo e certifique-se de que ele é 100% natural, sem adulterações ou presença de outros ingredientes que podem alterar seu efeito.
Precauções
Precauções
- Antes de adicionar grapefruit à sua dieta ou usar óleo de grapefruit como remédio natural, verifique com seu médico se você toma medicamentos ou tem pele sensível.
- Devido ao seu processo de extração, o óleo essencial de grapefruit é altamente concentrado. Nunca deve ser usado sem diluí-lo com óleos carregadores, como óleo de coco, óleo de amêndoa, óleo de jojoba.
- Antes do uso, faça um teste de adesivo cutâneo primeiro para garantir que você não é alérgico ao óleo. Você pode fazer isso aplicando uma pequena quantidade de óleo essencial de grapefruit em uma área relativamente pequena da pele e observando se há alguma reação adversa.
- O óleo também é fototóxico,se usado topicamente, pode ocorrer fotossensibilidade ou sensibilidade aos raios ultravioleta. É melhor evitar a exposição ao sol por pelo menos 12 horas após usar o óleo em sua pele.
- Mulheres grávidas e lactantes sempre consulte seu médico antes de usar o óleo.
- Também é melhor evitar o uso de óleos essenciais em animais de estimação, bem como em crianças menores de 7 anos.
Tags:
Beleza